
Em frente à cúria de Cracóvia, na Rua Franciszkańska, antes não havia uma parada de tram. Ontem, lá foi uma parada por um único dia: a parada “Francisco”.
O Papa Francisco utilizou-se de um tram simples da empresa de transporte urbano MPK para chegar à cerimônia oficial de acolhida do Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude.
A MPK vem se preparando para este extraordinário evento há muito tempo. O Papa Francisco, ainda quando cardeal, utilizava transporte público, e agora como Santo Padre, ele utilizará um tram em Cracóvia. É um tram comum, um dos novos trams de Cracóvia, que desde o ano passado tem funcionado na capital da região Małopolski. No entanto, ele vai servir aos moradores de Cracóvia como uma linha de tram normal, em comemoração a este evento - diz Marek Gancarczyk, porta-voz da MPK SA.
“Nós, certamente, sentimos-nos honrados. O Papa escolheu diferentes tipos de transporte e nós estamos contentes por dessa vez ele ter escolhido o tram,” diz Małgorzata Rzyczniak, funcionária do departamento de marketing da MPK.
Eu tinha dois desejos...
Juntos ao Papa Francisco, pessoas com necessidades especiais também foram ao parque Błonia, em Cracóvia – escolhidos de diferentes organizações que cooperaram com o Comitê Organizador da JMJ em Cracóvia. Voluntários ajudaram as pessoas com necessidades especiais. A menina Asia Korniak, de dez anos, está um pouco tensa. Este ano ela tinha dois desejos: o primeiro, o mais importante, era receber a Santa Comunhão, o segundo era encontrar o Papa Francisco – disse Piotr Korniak, pai de Asia.
Rafał Kopacz, da Comunidade dos Pequenos Amigos de São Fancisco, sofre de uma considerável doença mental. Ele está experimentando tudo isso à sua própria maneira, mas tenho certeza de que ele está muito animado – disse a mãe Jadwiga Kopacz. Meu primeiro comentário foi: “Deus é misericordioso!”
Alguns jovens da Associação Polonesa de Cegos também viajaram de tram, “Em Junho, eu recebi uma ligação telefônica da associação com a proposta de viajar de tram e me deram apenas um minuto para pensar, já que a lista de interessados na viagem era grande” - conta Klaudia Ożóg.
Michael Zegan foi perguntado sobre suas expectativas com a distinção – ele não tem ideia do que vai acontecer – O Papa está fazendo muitas coisas inesperadas e as faz com um sorriso no rosto.
As chaves da cidade são dadas ao Santo Padre
Antes de o Papa Francisco entrar no trem com o letreiro que dizia “Tram del Papa”; o Presidente da Cracóvia Jacek Majchrowski deu ao Santo Padre as chaves da cidade. A diretoria da empresa MPK deu ao Papa um modelo comemorativo de um tram em miniatura e tickets de tram.
As portas automáticas se fecharam e o tram começou a se mover. Pela janela era possível ver o Papa saudando seus companheiros de viagem que possuem necessidades especias. Ele sentou-se perto da janela e acenou a todos que se aglomeravam ao longo da rota, cheia de moradores de Cracóvia e peregrinos.
Agnieszka Kania,
Andrzej Stawiarski
Foto: Tytus Stachowiak
Tradução: Ionara Carla