
Termina na praça Niepodleglosc em Cracóvia o projeto “Hand by hand”, pensado pelo artista Julien Touchard. Os voluntários criaram, com Julien, uma grande obra de arte: um enorme coração feito de fotografias das mãos de jovens de todo o mundo.
Julien Touchard começou a trabalhar neste projeto em março. Até julho, peregrinos de todo o mundo mandaram-lhe fotografias das próprias mãos. Ele então decidiu apresentá-lo durante o Festival da Juventude.
“As redes sociais tiveram um papel muito importante neste projeto. Graças a elas os peregrinos puderam enviar-me as suas fotografias rapidamente. Sem as redes sociais, os jovens não teriam tido conhecimento deste projeto”, disse Julien Touchard.
A ideia principal do projeto é mostrar quais são os valores importantes para o mundo de hoje: Deus, a Misericórdia e a comunidade. “Hand by hand” possibilita a integração e a cooperação entre as pessoas. Este projeto adquire um significado especial durante a JMJ, porque se refere aos valores deste encontro entre os jovens: a caridade, a união e a comunidade.
Fazer comunidade através da arte
“O objetivo de tudo o que fazemos é criar uma comunidade através da arte. Para mim, é muito importante poder transmitir esta ideia e apresentar este projeto durante a JMJ Cracóvia 2016”, dissse Julien Touchard, durante os preparativos. “Estou aqui por Deus, esta é uma missão. Fico contente quando as pessoas vêm ver a exposição e hoje espero que venham muitas. Talvez até mesmo o Papa a veja do seu avião".
12 mil mãos e mais ainda
Na edição deste ano, o coração é composto por fotos de 12 mil mãos. Julien Touchard esclarece que é possível que a mão do mesmo peregrino esteja presente em mais de uma foto. As mãos não são importantes só para fotos, são sobretudo importantes para a ação - os voluntários deram uma grande ajuda ao artista neste aspecto. “Preparei a minha última apresentação só com a ajuda da minha esposa. Trabalhar com colaboradores é uma experiência nova para mim. Sinto-me privilegiado por poder concretizar o meu projeto com esta equipe", elogia desta forma Julien Touchard o trabalho dos voluntários.
“Nós estamos fazendo esta exposição desde terça-feira, mas ontem, por causa da chuva, tudo se destruiu e hoje tivemos que refazer. Mas nós não nos desencorajamos! Esta exposição relaciona-se com as ideias da JMJ Cracóvia 2016 e eu espero que muitas pessoas venham visitar”, diz Agata Kawczyńska.
“Eu gosto muito deste tipo de projetos e por isso mesmo é que quis participar e contribuir. Esta exposição é verdadeiramente simbólica, graças as mãos de Adão e de Deus. O coração é um símbolo que mostra a Divina Misericódia”, diz Audrey Laures, colaboradora francesa. Ela acrescentou ainda: “Penso que é uma 'performance' que inspira à contemplação".
As mãos dos peregrinos e o afresco de Michelangelo
A obra de arte é composta por duas partes: as impressões das mãos do afresco de Michelangelo “A criação de Adão” e o coração que está entre o dedo de Deus e o de Adão.
Podemos admirar a exposição até sexta-feira, 29 de Julho, ou seja até o fim do Festival da Juventude, na Praça Niepodleglosci, entre às 14h e 18h ou entre às 20h e 23h. O artista diz que na sua obra pode ser vista toda a glória do céu.
Julien Touchard é um artista contemporaneo francês. A sua grande inspiração é Deus, e foram as suas palavras que o inspiraram a fazer o projeto “Hand by Hand”.
Katarzyna Domagała
Traduçâo: Salomé Matos
Revisão: Gabriella Espíndola
Foto: Grażyna Leja